quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Whisky escocês

Johnnie Walker

Johnnie Walker
Falando em Scotchs populares, não poderia jamais deixar de iniciar essa lista com aquele que é a mais famosa marca já estampada em um garrafa de Whisky. É verdade que o brandão publicitário “Keep Walking” criou uma aura de produto cult em torno dos rótulos Johnnie Walker, mas não acredito que esse tenha sido o único fator de sucesso responsável por emplacar 7 em 10 garrafas de Whisky vendidas no planeta.
A JW é uma das três destilarias do grupo United Distillers And Vintners ao lado de J&B e Bell`s.
Sem dúvida alguma é a destilaria com os processos de produção mais industrializados e eficientes. Talvez seja essa, uma das razões por seu faturamento historicamente elevado. Poucos que passam em frente a destilaria na parte baixa das montanhas Ochil podem imaginar que lá dentro há mais de 3 milhões de garrafas em processo de maturação!
Essa capacidade de produzir em larga escala associada à notável campanha de marketing, fez desse o Whisky mais comercializado e popular do mundo (e o mais falsificado também). Logo, por essa razão, criou-se o boato entre os “pseudo-conhecedores” de que o rótulo Johhnie Walker representa um singelo modismo. Isso não é verdade.
É fato que a competência administrativa do pessoal da destilaria levou uma garrafa da escócia para praticamente cada casa noturna, bar e restaurante da terra. Entretanto esse era o rótulo predileto de célebres apreciadores como Winston Churchill e James Stevenson.
O patriarca da família Walker após desenvolver o blend de maior sucesso na história do Scotch, produzido até hoje sob o rótulo de Johnnie Walker Black Label 12-year Old, resolveu criar o mais impressionante blend de todos os tempos. Com a ajuda de seus filhos, Johnnie Walker produziu artesanalmente (e ainda permanece assim) o blend que reúne maltes selecionadíssimos maturados somente em uma breve época do ano e o envelheceu por 21 anos.
Estava criado o Blue Label 21-year Old que, nas palavras de John Walker era “o blend criado para nunca ser batido”. O Blue Label é sem dúvida nenhuma o rótulo mais premiado da história do Whisky escocês e, em eleição recente, a maior publicação do gênero o agraciou com o prêmio resumido em “muitos tentaram superá-lo, mas Johnnie Walker permanece como referência”.
Para os que não podem pagar um fortuna para saborear o Scotch que, na minha opinião, é a mais bela obra de arte já selada em uma garrafa, há várias excelentes opções de rótulos JW. O mais popular é o Red Label que é uma bebida de qualidade impressionante quando analisada sob o aspecto de seu baixíssimo preço. E, como minha sugestão para os que desejam apreciar uma excelente bebida sem ter de hipotecar seu automóvel, eu recomendo o Black Label que, apesar de custar relativamente muito pouco, possui uma complexidade de sabor que se aproxima de seus irmãos mais caros como Gold e Green Label.
Outros rótulos que encontramos com facilidade nos cardápios de bares nacionais são o Ballantines, Grant’s e White Horse. Esses Whiskies em suas versões de entrada também possuem um custo bastante reduzido, entretanto, nessa faixa de preço o Johnnie Walker Red Label permanece referência, na minha opinião.

Chivas Regal

Chivas Regal
Um Scotch de considerável qualidade que reúne um aroma leve associado à um corpo razoável e uma complexidade impressionante para um Whisky de custo relativamente baixo é o Chivas Regal 12 anos. Fácil de ser encontrado, é uma sugestão que, ao lado de Johnnie Walker Black Label representa o melhor custo-benefício para quem não quer gastar muito para beber bem. A diferença entre a qualidade dos dois é sutil, quase subjetiva. Eu, pessoalmente, ainda prefiro o JW Black Label.

Old Parr e The Famous Grouse

Famous Grouse
Dois outros rótulos, que já não são tão populares ou fáceis de serem encontrados, são os Whiskies especiais The Famous Grouse e Old Parr. São Whiskies cuja faixa de preço ficam entre JW Black Label ou os especialíssimos JW Gold Label e Swing. Contudo, apreciar um desses rótulos mais “raros” não se trata de beber o melhor Scotch e sim de conhecer o completamente diferente.
Old Parr
O paladar menos apurado pode mal perceber a sutil diferença entre um Chivas Regal 12 anos e um JW Black Label. Todavia, a produção artesanal confere ao The Famous Grouse e Old Parr um toque simplesmente diferente. Aqueles que querem entrar de cabeça no mundo do Scotch podem vir a se tornarem puristas e se apaixonarem por rótulos que como esses, permanecem produzidos tal como eram há dois séculos atrás.

Fonte: Papo de bar

Nenhum comentário:

Postar um comentário