terça-feira, 6 de setembro de 2011

Pesquisa revela que cafeína pode ajudar a prevenir câncer de pele



Se você não vive sem aquele cafezinho, vai ficar feliz com o recém descoberto benefício da cafeína. Um estudo, que utilizou ratos como cobaia, confirmou as vantagens da cafeína contra cânceres de pele. Segundo os pesquisadores, aplicações de cafeína na pele poderiam diminuir o risco de câncer e ainda agir como protetor solar, já que absorve os raios ultravioleta.

Para comprovar a eficácia do principal componente do café, os pesquisadores modificaram geneticamente os ratos, reduzindo a função da proteína ATR. Essa proteína participa da multiplicação das células da pele danificadas pelos raios solares. A cafeína inibe a ATR, evitando assim o aparecimento de doenças.

Quando expostas aos raios ultravioleta, as cobaias geneticamente modificadas obtiveram resultados melhores que os outros roedores. Os ratos modificados desenvolveram tumores de pele três semanas depois do outro grupo. Em 19 semanas, o resultado foi ainda mais significativo: os ratos tinham 69% menos tumores de pele e quatro vezes menos cânceres agressivos.


De acordo com os pesquisadores, a cafeína atua neutralizando a proteína ATR no estágio pré-canceroso, antes do desenvolvimento do tumor.

O trabalho foi publicado pela revista Proceedins of the National Academy of Sciences (PNAS). O principal autor da pesquisa é o Dr. Masaoki Kawasumi, da Faculdade de Medicina da Universidade do Estado de Washington, em Seattle.

Fonte: Receitas etc

Nenhum comentário:

Postar um comentário