segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Sorvete de café




Essa é uma receita de sorvete de café preparado de modo bem profissional, como em uma sorveteria. O sabor é delicado e a textura é quase como se estivéssemos comendo uma nuvem saborosa. Para saber mais sobre a história do café no Brasil,clique aqui.

INGREDIENTES

Para 900 g de sorvete
250 ml de creme de leite fresco
2 cafés expresso duplos bem fortes, é preciso ir até a padaria e comprar
300 ml de leite desnatado
200 ml de água filtrada
160 g de açúcar
1 colher de sopa de essência de baunilha
1 colher de sopa de glicose de milho – pode usar karo, mas o melhor é usar aquela que compramos em casas que vendem material e ingredientes para festas, elas são mais densas. 


MODO DE PREPARO

Em casa não temos como conseguir um café com o gosto bem forte do expresso. A máquina de expresso tradicional – nada de usar nespresso ou outro concentrado – tira o café sob pressão e, por isso, o seu gosto fica mais concentrado. Eu fui até a padaria da esquina aqui de casa com um vidro de geleia na bolsa, e por isso consegui trazer o café sem tomar um banho nem me queimar.

Para fazer a base do sorvete coloque o café no liquidificador. Em uma panela pequena aqueça o leite, o creme de leite, a água, a glicose e a essência de baunilha. Aqueça até 85o C. Acrescente ao café no liquidificador e bata por um minuto – pode contar no relógio.

Deixe o creme de café esfriar e guarde na geladeira de um dia para o outro, levemente coberta com filme plástico. Bata na sorveteira por aproximadamente vinte minutos. Transfira a massa para uma caixinha de isopor ou para um recipiente de plástico com tampa. Na hora de servir polvilhe com pedacinhos de chocolate ou com pó de café. 


OLHA O TRUQUE

É importante aquecer o creme que vai ser transformado em sorvete até pelo menos 85o.C, que é a temperatura da pasteurização, assim as bactérias morrerão e o sorvete se conservará por mais tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário