quarta-feira, 29 de maio de 2013

Brasileiríssima, cachaça começa a ser reconhecida como produto gourmet

Pinga, aguardente, cana, canjebrina, amarelinha, branquinha... São muitos os nomes dados à cachaça, bebida criada aqui e reconhecida no mundo todo como tipicamente brasileira. "Com um decreto assinado em 2001, o então presidente Fernando Henrique determinou o termo como exclusivo ao destilado nacional", afirma Luis Fernandes, bartender formado pelo SENAC e consultor em bebidas.



"Embora a decisão ainda tramite na Organização Mundial do Comércio, na prática o mundo todo já entendia a cachaça como uma denominação de origem controlada, a não ser os Estados Unidos, que a reconheceram oficialmente no mês passado", completa ele, que também é fundador do Gedec, o Grupo de Estudos e Degustação de Cachaça.
A cachaça passa por um movimento de valorização, ainda discreto, mas com tendência a crescer. No início deste mês, a bebida foi a estrela de um badalado evento gastronômico que reuniu chefs estrelados como Jefferson Rueda, Helena Rizzo, Leo Botto e Rodrigo Oliveira. "Já há uns quatro anos, quando comecei a ouvir falar na bebida como algo nobre, eu não era um apreciador e tinha o preconceito clássico de que era popular demais", lembra Renato Figueiredo, publicitário e autor do livro "De marvada a bendita – A história, a gastronomia e as curiosidades da cachaça" (Editora Matrix). 
"Decidi escrever o livro quando descobri que o conceituado restaurante espanhol El Buli costumava servir caipirinha feita com a variação industrial, menos nobre. Acabei conhecendo um destilado complexo, com grande riqueza de sabores e um forte aspecto gastronômico", relata ele, que ainda mantém uma coluna no Mapa da Cachaça, um site colaborativo que procura cadastrar diferentes rótulos e alambiques. 
À mesa
Ao contrário do que se pensa, o destilado brasileiro por excelência pode acompanhar toda a refeição, e não apenas servir como aperitivo. De acordo com os especialistas, não há muitas diferenças entre a harmonização gastronômica da cachaça e de outras bebidas, orientada principalmente pelas regras de equilíbrio entre o peso de ambos, harmonia entre os sabores e realce mútuo das características. 
Segundo artigo do engenheiro e professor de cachaça Jairo Martins da Silva, caldinhos, ostras, canapés de salmão e outros aperitivos acompanham uma branca, leve, ligeiramente ácida e resfriada.

Já as entradas como saladas e vinagrete de frutos do mar funcionam também com as brancas, mas de corpo e acidez médios, enquanto primeiros pratos como aves, peixes e risotos pedem brancas mais encorpadas e de baixa acidez. 
Ainda conforme o reconhecido cachacista em seu site, pratos principais como carnes vermelha ou de caça se beneficiam das cachaças envelhecidas, aromáticas e leves, enquanto sobremesas de frutas, além de bolos e tortas harmonizam com as envelhecidas frutadas de corpo médio.

Para fechar a refeição, café, chás e charutos podem ser servidos com cachaças envelhecidas por três anos, pelo menos.
Os tipos
Diferentemente de fermentados como a cerveja, que se divide em três grandes famílias e centenas de estilos, e os vinhos, que se diferem não só na cor, mas em dezenas de tipos de uvas, as cachaças são classificadas basicamente por seu envelhecimento. "Por lei, toda cachaça tem de 'descansar' por no mínimo seis meses armazenada em tonéis de aço ou de madeira antes de ser vendida", informa Fernandes.

Conheça alguns detalhes que diferem cada tipo da bebida:

Brancas: "Em geral, as brancas são armazenadas em tanques de inox ou descansaram por menos tempo", resume.

Envelhecidas: "O que determina as características das cachaças envelhecidas são os mais de vinte tipos de madeira catalogados para armazenar a bebida no alambique e apurar seus sabores, e ainda as inúmeras combinações possíveis entre elas", acrescenta Figueiredo. 
Industrial: "Ela é produzida automaticamente por destilação contínua, em um equipamento chamado destilador, e o sabor é menos apurado", explica o especialista.

Artesanal: "Destilada por etapas em tonéis de cobre e consegue eliminar as partes menos nobres da produção, resultando num produto final mais puro", descreve Fernandes.
Apesar de regar as mais antigas raízes culturais do Brasil e da crescente valorização inclusive no exterior, a cachaça tem um longo caminho a percorrer até o lugar de destaque que ela merece ocupar. A bebida ainda enfrenta certa resistência e sofre preconceito por parte de alguns. "É uma desinformação que não tem nada a ver com classe social", esclarece Figueiredo. 
O fato de o setor de produção artesanal ser desarticulado também não favorece o amplo reconhecimento da bebida. "Existem cerca de cinco mil marcas, de 30 mil alambiques conhecidos, e poucas pessoas são capazes de citar dez rótulos", exemplifica.
Joana Santana
do UOL, São Paulo

terça-feira, 28 de maio de 2013

Chocolate Quente Zenzero

Tempo de Preparo
Rápido - 15 minutos
Rendimento
1 porção
Dificuldade de preparo
Fácil
Custo aproximado
Médio
Utensílios
taça de Irish Coffe
Ingredientes

200 ml de leite
cacau em pó (70%) a gosto
gengibre sem a pele, em fatias, a gosto
40 ml de licor de amêndoa (Frangelico)
chantilly para completar a taça
raspas de chocolate amargo para finalizar
Modo de preparo

1. Macere o gengibre com o leite e o cacau e esquente no fogo quase ao ponto de fervura.
2. Quando estiver bem quente desligue o fogo e passe para a taça desprezando o gengibre.
3. Adicione o licor e complete a taça com chantilly.
4. Finalize com raspas de chocolate e sirva em seguida.

Fonte: Basilico

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Berinjela à Parmegiana



Receita rápida, mega fácil e super gostosa. Uma boa maneira de fazer crianças – e alguns adultos!- gostarem de legumes. Prato do Max Abdo Bistrô
Berinjela à Parmegiana
Rendimento: 1 porção
Ingredientes
1 berinjela média
Tomates frescos (Débora, Italiano e Cereja ou Suite)
1 lata de tomate pelatti italiano
1 cenoura
Ricota defumada ralada a gosto
Mussarela de búfala em fatias a gosto
1 folha de Manjericão
Sal, alho e azeite à gosto
Queijo parmesão ralado a gosto
Como fazer o molho
Tirar as sementes e peles dos tomates (do suite/cereja não precisa). Dourar o alho numa panela com azeite, sem deixar queimar, e retirar. Acrescentar os tomates frescos, o tomate em lata e a cenoura, e deixar ferver. Abaixar o fogo e deixar por uma hora.
Como fazer a berinjela
Cortar a berinjela em 4 fatias de menos de um dedo de grossura (mais ou menos 80g). Salgá-las dos dois lados e grelhá-las, até que murchem e fiquem parecendo queimadas. Coloque um pouco do molho em uma assadeira e uma fatia da berinjela. Acrescente um pouco mais de molho por cima, um pouco de ricota defumada (não precisa cobrir), uma fatia de mussarela de búfala e cubra novamente com o molho. Repita o processo com as outras fatias e acrescente, por último, uma folha de manjericão e queijo parmesão. Leve ao forno a 200º por cerca de 10min e sirva.

Fonte: Gastrolandia

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Kafta ao forno



Receita do restaurante Arábia rende um super jantar para seis pessoas. 

KAFTA AO FORNO
(6 PESSOAS)

INGREDIENTES PARA O MOLHO
10 TOMATES MADUROS
1 CEBOLA PEQUENA CORTADA EM RODELAS
1 DENTE DE ALHO SOCADO COM UM POUCO DE SAL
2 COLHERES (DE SOPA) DE SALSA PICADA
SAL

COMO FAZER
Escaldar os tomates em água fervente, retirar-lhes a casca e as sementes ( passar as sementes em uma peneira para aproveitar o suco).
Picar os tomates em pequenos cubos e refogar levemente com a cebola, o alho e o óleo. Juntar a salsa e desligar.

INGREDIENTES DA KAFTA
1KG DE CARNE BOVINA (CAPA DE FILÉ) MOÍDA
1 PÃO FRANCÊS
3 BATATAS GRANDES
1 CEBOLA MÉDIA RALADA
1 COLHER (DE CHÁ) DE CANELA EM PÓ
1 COLHER (DE CAFÉ) DE COMINHO EM PÓ
½ COLHER (DE CAFÉ) DE PIMENTA DO REINO
¾ DE XÍCARA DE SALSA PICADA
ÓLEO ABUNDANTE (PARA A FRITURA)

COMO FAZER
Umedecer o pão com água até desmanchar. Colocá-lo, em uma vasilha, e juntar a carne, a cebola ralada, o alho, a canela, o cominho, a pimenta do reino, a salsa e o sal. Misturar bem e deixar por 5 minutos. Untar, com um pouco de óleo, uma travessa refratária e espalhar, uniformemente, a carne. Levar ao forno, pré aquecido (180ºC), por aproximadamente 20 minutos. Enquanto isso, descascar e cortar as batatas em rodelas de cerca de ½ cm de espessura. Deixar de molho em água com sal. Retirar, secar uma a uma, e fritar levemente em óleo bem quente. Deixar escorrer em papel absorvente.
Após assar a carne, retirar a travessa do forno ( a carne encolhe um pouco). Arrumar as batatas sobre a kafta, deixando-as um pouco superpostas, e espalhar o molho por cima. Levar ao forno por mais 15 minutos. Retirar e salpicar com a salsa picada. Servir quente acompanhado de arroz com macarrão cabelo de anjo (aletria) (ver receita).

Fonte: Gastrolandia

terça-feira, 21 de maio de 2013

Bolo de chocolate e especiarias com doce de abóbora



Na onda dos naked cakes (ou “bolos pelados”, sem cobertura), este aqui faz bonito e sai bem do óbvio: une camadas de massa chocolate com especiariais e gengibre, doce de abóbora e a sedosidade do ganache de chocolate. Receita do confeiteiro Lucas Corazza, do programa A Confeitaria, do canal Bem Simples
Bolo de chocolate e especiarias com doce de abóbora
Ingredientes para a massa
1 xícara (chá) de leite morno
3 ovos
4 colheres (sopa) manteiga derretida
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de chocolate em pó
1 colher de chá gengibre em pó
1 colher de chá canela em pó
1 colher de chá noz moscada
½ xícara (chá) de chocolate amargo derretido
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
Ingredientes para o doce de abóbora
1 kg de abóbora picada em cubos pequenos
400 gramas de açúcar
100 gramas de água
5 cravos
Ingredientes para a ganache
150 gramas creme de leite fresco
50 gramas de açúcar
20 ml de água
1/2 un fava de baunilha (apenas as raspas)
100 gramas chocolate meio amargo
200 gramas chocolate ao leite
Como fazer
Massa
Pré aqueça o forno á 180º. Unte uma forma de aproximadamente 20cms de diâmetro com manteiga e farinha de trigo e guarde na geladeira. Derreta o chocolate e misture com a manteiga, reserve. No liquidificador coloque os ovos, o leite, as especiarias e a mistura de chocolate com a manteiga e bata bem, raspando as laterais do liquidificador para que fique homogêneo. Despeje essa mistura em um bowl e vá acrescentando aos poucos e sempre mexendo a farinha, o chocolate em pó, o açúcar e o fermento em pó. Despeje a massa na forma untada e gelada e leve ao forno médio por cerca de 25 a 30 min ou até que o palito saia limpo ao ser espetado no bolo. Quando estiver fria, corte em três discos com a ajuda de uma linha ou fio de náilon.
Doce de Abóbora
Coloque todos os ingredientes em uma panela de fundo grosso e leve ao fogo mexendo constantemente até que a abóbora esteja completamente cozida e parecendo um purê. Retire os cravos.
Ganache
Leve ao fogo o creme de leite com o açúcar, a água e a baunilha. Aqueça sem deixar ferver. Derreta os dois chocolates até que esteja a 40ºc. Adicione o creme de leite e misture.
Montagem
Em um prato para bolo, alterne uma camada de massa, uma de doce de abóbora e uma de ganache, terminando com o ganache. Decore com lascas de chocolate.

Fonte: Gastrolandia

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Torta creme de alho-poró



Tempo: 1h15
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes
1 pacote de biscoito água e sal (200g)
5 colheres (sopa) de margarina sem sal gelada em cubos
Recheio:
2 colheres (sopa) de margarina
2 alhos-porós fatiados
2 ovos
1 lata de creme de leite
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Bata no liquidificador o biscoito até triturar, transfira para uma vasilha e adicione a margarina trabalhando com a ponta dos dedos até obter textura de farofa. Forre o fundo e a lateral de uma fôrma de fundo removível de 22cm de diâmetro. Aqueça uma panela com a margarina e refogue o alho-poró por 10 minutos ou até murchar. Desligue e deixe esfriar. Em uma tigela, bata os ovos com o creme de leite com um garfo. Adicione o refogado, sal e pimenta e misture. Despeje na massa e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até dourar levemente. Deixe amornar, desenforme e sirva. Se desejar sirva acompanhada de folhas verdes.

Fonte:Papo Feminino

sábado, 18 de maio de 2013

Brownie de Nutella



Um dos doces americanos mais amados unido a pasta italiana universalmente celebrada. O que acontece? Um brownie para fazer a felicidade completa dos chocólatras. Receita do restaurante La Quottidiana

Brownie de Nutella

Ingredientes
200 gramas de manteiga sem sal derretida
250 gramas de chocolate meio amargo picado
1 1/2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos
220 gramas de nozes picadas
75 gramas de farinha de trigo
125 gramas de nutella

 Como fazer
Misturar, sem bater, a manteiga até ficar cremosa. Juntar a farinha de trigo e incorporar sem deixar empelotar. Derreter o chocolate em banho-maria e adicionar à mistura de manteiga e farinha. Colocar o restante dos ingredientes e misturar bem. Assar em forma untada retangular, em forno preaquecido, a 150 graus, de 20 a 25 minutos. Servir com sorvete de canela ou do sabor de sua preferência.

Fonte: Gastrolandia

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Filé mignon com morangos e três pimentas



Carne com fruta e pimenta? Sim! A mistura picante e adocicada fica muito da boa. Essa é a criação do Tantra Mongolian Grill para o 3. Festival da Pimenta.
Filé mignon com morangos e três pimentas
Ingredientes
2 filés mignon temperados com sal
50 gramas de açúcar de confeiteiro
140 gramas de morangos frescos
Suco de 2 limões
400 ml de caldo de carne
100 gramas de manteiga
2 colheres de sopa de azeite
4 colheres de chá de pimentas preta, branca e rosa em grãos
Como fazer
Cozinhar os morangos, o açúcar e metade do suco de limão em uma panela por 10 minutos. Coar metade desta mistura e deixar esfriar. Em uma panela quente, sem óleo, colocar as pimentas por alguns minutos até ficarem tostadas e aromáticas. Despejar o caldo de carne com a manteiga sobre as pimentas. Deixar reduzir pela metade em fogo baixo. Depois, misturar com os morangos e o restante do suco do limão. Deixar em fogo baixo. Grelhar os filés mignon em frigideira com manteiga. Servir os filés mignon cortados em tiras com o molho por cima e morangos frescos de enfeite.

Fonte: Gastrolandia

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Creme de mascarpone com doce de leite







Sobremesa bacana para um jantar ou almoço entre amigos, não é complicada de fazer e traz a dupla imbatível queijo-doce de leite. Receita do Girarrosto, criada por Salvatore Loi.

Creme de mascarpone com doce de leite

Ingredientes para o creme
30 gramas açúcar
2 gemas
235 gramas de queijo mascarpone

Como fazer
Bata as gemas com açúcar até clarear e ficar aerado; acrescente o mascarpone até deixá-lo em consistência firme e reserve.

Ingredientes para o zabaione
1 gema
1 colher de sopa rasa de açúcar
1 colher de chá de água
1 cálice de vinho Marsalla (se não encontrar, use vinho do Porto)

Como fazer
Mistura as gemas, açúcar, água e o marsalla. Leve em banho-maria batendo com fouet até tomar uma consistência cremosa. Deixe esfriar e incorpore ao creme mascarpone. Leve à geladeira.

Ingredientes para o doce de Leite
260 gramas de doce de leite
50 gramas creme de leite fresco

Como fazer
Misture o creme de leite ao doce de leite e leve à geladeira.

Montagem
Com um aro sobre um prato, coloque uma camada de doce de leite e em seguida o creme mascarpone; sobre ele, raspas de chocolate. Decore com hortelã.

Fonte: Gastrolandia

terça-feira, 14 de maio de 2013

Bolinho Sputinik Mix




Ingredientes

Massa

  • 1 mandioca média
  • 2 colher(es) de sopa de manteiga
  • 2 colher(es) de sopa bem cheias de catupiry

Recheio

  • 50 grama(s) de linguiça fresca
  • Suco de meio limão
  • 2 colher(es) de sopa cebola picada
  • 1 colher(es) de sobremesa de manteiga
  • 2 gotas de molho de pimenta vermelha
  • 2 gotas de molho inglês
  • Salsinha a gosto
  • 100 grama(s) de queijo muçarela em cubos
  • 1 ovo
  • 1 xícara(s) de chá de macarrão cabelo de anjo
  • Óleo para fritar

Modo de preparo

Massa

Cozinhe a mandioca na panela de pressão, por 17 minutos em fogo médio. Deixe esfriar e amasse. Misture com a manteiga e o catupiry. Espere descansar por 15 minutos. Reserve.

Recheio

Comece pelo recheio de linguiça. Cozinhe a linguiça em um pouco de água e o suco de limão por cerca de 20 minutos até secar o caldo e ficar macia.

Pique a lingüiça e junte a cebola, a manteiga, o molho de pimenta, o molho inglês e a salsinha. Misture bem para incorporar todos os temperos.

Então pegue a massa de mandioca, abra na palma da mão direita e com a esquerda coloque o recheio, feche formando uma bolinha (muito cuidado para não deixar falhas na massa). Reserve. para o recheio de queijo abra a massa com o mesmo procedimento do bolinho de linguiça. Coloque um cubo de muçarela por bolinho. Feche e reserve.

Passe todos os bolinho no ovo batido, em seguida, no cabelinho de anjo. Frite rapidamente no óleo quente até dourar. Sirva quente.
 
Fonte: Receitas UOL

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Bolo francês



Fonte
chef Andressa Schmidt - Brownieria Fantástica, Curitiba - PR
Tempo de Preparo
Etapas - 1 hora + 3 horas para gelar
Rendimento
10 porções
Dificuldade de preparo
Médio
Custo aproximado
Médio
Utensílios
forma de bolo com fundo removível de 30 cm de diâmetro
Ingredientes

Para o bolo de chocolate:

500 g de chocolate meio amargo picado
450 g de manteiga sem sal em pedaços, gelada
200 g de açúcar cristal
10 ovos
50 ml de licor de café
30 g de farinha de trigo
raspas de laranja a gosto

se precisar, consulte o conversor de medidas

Para a decoração:

Raspas de chocolate polvilhadas com açúcar de confeiteiro (como está na foto) ou frutas cítricas glaceadas ou raspas de laranja polvilhadas com açúcar de confeiteiro
Modo de preparo

Modo de preparo:

1. Pré-aqueça o forno a 170°C e unte a forma. Forre a sua base com papel manteiga e unte novamente. Cubra o fundo e as laterais com papel alumínio, vedando bem o encaixe da base nas laterais, para evitar que a água entre na forma pois o bolo será assado em banho-maria.
2. Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria, tomando cuidado para não respingar água na mistura.
3. Bata ligeiramente os ovos com o açúcar cristal e misture a farinha.
4. Em seguida, junte a mistura do chocolate com a de ovos e mexa bem.
5. Acrescente o licor e as raspas de laranja.
6. Passe para forma e asse em banho-maria por aproximadamente 40 minutos ou até que se forme uma crosta delicada na sua superfície.
7. Reserve até esfriar.
8. Coloque na geladeira e deixe gelar por pelo menos 3 horas para então decorar e servir.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Nhoque de Batata Salsa (mandioquinha) ao Molho Mediterrâneo





Ingredientes

Nhoque

  • 1 quilo(s) de batata salsa (mandioquinha ou batata barôa)
  • Sal a gosto
  • 3 colher(es) de sopa de azeite de oliva
  • 1 ovo
  • 1 e 1/2 xícara(s) de café de farinha de trigo

Molho

  • 4 dentes de alho fresco
  • 1/3 xícara(s) de chá de azeite de oliva
  • 2 latas de tomate pelado
  • 6 folhas de manjericão fresco
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Nhoque

Descasque e cozinhe a batata salsa até que fique macia. Ainda quente, esprema para obter um purê e deixe amornar. Junte o sal, o azeite e o ovo. Acrescente a farinha de trigo e misture bem.

Faça rolinhos com a massa e corte no tamanho desejado, mas não muito grandes.Cozinhe em levas na água fervente com sal até que subam à superfície.

Molho

Corte os dentes de alho em metades e refogue no azeite de oliva. Acrescente o tomate pelado já cortado. Se quiser um molho homogêneo, bata os tomates no liquidificador. Acerte o sal e finalize com as folhas de manjericão. Sirva sobre os nhoques.

Fonte: UOL Comidas e Bebidas

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Torta de limão no copinho



A torta de limão é uma sobremesa que geralmente faz sucesso nos almoços especiais, porque foge do clichê do chocolate e não é difícil de preparar. Que tal fazer porções individuais dessa delícia? Veja a receita de torta de limão de copinho!

Ingredientes
2 caixinhas de leite condensado (395 g)
1 caixinha de creme de leite (200 g)
½ xícara (chá) de suco de limão
Raspas da casca de 3 limões
10 biscoitos tipo maisena
25 mini suspiros

Modo de Preparo
Em uma tigela pequena, misture o leite condensado, o creme de leite, o suco de limão e as raspas de limão. Reserve. Bata os biscoitos no liquidificador por 3 minutos, até moer.No fundo de cada copinho, coloque cerca de uma colher de chá de biscoito moído. Cubra o biscoito com o creme de limão. Finalize com um suspiro e decore com raspas de limão.

Variação: substitua o limão Tahiti por limão Siciliano.

Dica: Utilize copinhos descartáveis de plástico cristal no formato quadrado de 50 ml, ou copinhos de plástico cristal redondos de 25 ml.

*Receita cedida pela Elegê
Fonte: UOL Comidas e Bebidas

terça-feira, 7 de maio de 2013

Cornetto




Ingredientes

  • 600 grama(s) de mandioca
  • 1 colher(es) de chá de gordura vegetal
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho amassados
  • 300 grama(s) de linguiça seca moída
  • 1/4 xícara(s) de chá de molho de tomate
  • 2 xícara(s) de chá de água
  • 1/2 colher(es) de café de molho de pimenta vermelha
  • 1/4 xícara(s) de chá de salsa picada
  • 1 xícara(s) de chá de farinha de trigo
  • 3 ovos ligeiramente batidos
  • 1 xícara(s) de chá de farinha de rosca
  • Óleo para fritar

Modo de preparo

Cozinhe a mandioca, passe no espremedor e reserve. Numa panela com a gordura vegetal quente coloque a cebola e o alho para fritar, acrescente a linguiça moída e deixe fritar bem.

Junte o molho de tomate, a água, o molho de pimenta, a salsa e o purê de mandioca. Acrescente a farinha de trigo e mexa até que cozinhe e a massa desprenda do fundo da panela. Deixe esfriar.

Enrole em forma de cones, passe no ovo misturado com água e em seguida na farinha de rosca. Frite em óleo bem quente até dourar e escorra em papel toalha. Sirva com maionese e hortelã.

Fonte: UOL Receitas

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Bolo Arco-Iris




Ingredientes

Massa

  • 12 e 1/2 colher(es) de chá de farinha de trigo
  • 6 colher(es) de chá de fermento em pó
  • 1 1/2 colher(es) de chá de sal
  • 36 colher(es) de sopa de manteiga sem sal (540g)
  • 9 xícara(s) de chá de açúcar
  • 12 ovos
  • 6 colher(es) de chá de essência de baunilha
  • 3 copo(s) americanos de leite integral
  • 7 colher(es) de chá de corantes líquidos de cores diferentes

Calda

  • 4 copo(s) americanos de água
  • 2 e 3/4 xícara(s) de chá de açúcar
  • 2 colher(es) de chá de noz-moscada

Recheio

  • 6 e 1/2 colher(es) de sopa de manteiga sem sal (120 gramas)
  • 2 e 1/2 xícara(s) de chá de açúcar de confeiteiro
  • 2 e 1/2 potes de cream cheese (450 gramas)
  • 1 colher(es) de chá de essência de baunilha

Cobertura

  • 1/2 caixa(s) de chantilly (500 gramas)
  • 1/4 xícara(s) de chá de licor Cointreau
  • 2 colher(es) de sopa de açúcar

Modo de preparo

Massa

Peneire e junte em uma vasilha a farinha de trigo, fermento em pó e sal. Reserve. Em uma batedeira em velocidade alta, bata o açúcar peneirado e a manteiga até obter um creme de cor clara. Em seguida, adicione um ovo por vez e a essência de baunilha.

Diminua a velocidade da batedeira e acrescente os secos e o leite integral aos poucos, intercalando os dois (bata durante dez minutos). Divida a massa em oito vasilhas. Mas atenção: você usará somente sete neste bolo. Posteriormente, adicione os diferentes corantes em cada uma das massas ainda cruas.

Coloque cada massa em aros com 23 cm de diâmetro e 12 cm de largura. Ou seja, utilize uma forma de fundo removível sem o fundo. Como uma sustentação para assar o bolo, forre bem o fundo com um papel vegetal.

Em um forno pré-aquecido (180ºC), asse a preparação a 160º C durante 20 minutos. Desenforme cada bolo e, com o auxílio de uma faca, retire a tampa (superfície) de cada um deles para que fiquem lisos.

Calda

Em uma panela, aqueça todos os ingredientes em fogo baixo até que a calda fique transparente (não é necessário mexer durante a preparação).

Tire a preparação do fogo, coloque-a em uma vasilha e deixe a calda esfriar. E reserve metade para a utilização (a outra metade deixe na geladeira, ela pode ser usada em outras receitas).

Recheio

Peneire o açúcar de confeiteiro. Em uma batedeira em velocidade média, bata o açúcar de confeiteiro e a manteiga até que a preparação vire um creme.

Acrescente a essência de baunilha e o cream cheese e aumente a velocidade da batedeira (bata durante dois minutos).

Cobertura

Peneire o açúcar. Em uma batedeira, bata o açúcar e o chantilly até que a preparação vire um creme. Acrescente o licor Cointreau e aumente a velocidade da batedeira (bata durante dois minutos). Reserve.

Montagem

Depois de desenformar cada bolo e retirar suas tampas, umedeça a primeira camada de massa com a calda reservada, utilizando um pincel de silicone.

Em seguida, acrescente um pouco do recheio. Coloque a segunda camada do bolo em cima do recheio e repita o processo por cinco vezes. Finalize com a sétima camada de bolo e umedeça com calda. Armazene o bolo na geladeira ou freezer até que fique firme.

Retire e com o auxílio de uma pá ou espátula, cubra todo o bolo com a cobertura reservada.

Fonte: UOL

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Donuts com glace de mel


Ingredientes
2 1/4 colher de chá de fermento biológico
2 colheres de sopa de água morna (105-110)
3/4 xícara de leite quente (105-110)
2 1/2 colheres de sopa de manteiga derretida
1 ovo
1/3 xícara de açúcar granulado
1 colher de chá de sal
2 3/4 xícara de farinha
1 colher de chá de baunilha

Cobertura:
Manteiga derretida 1/3 xícara
2 xícaras de açúcar de confeiteiro
1 colher de chá de extrato de baunilha
1/3 de xícara de água quente
1 colher de chá de mel

Misture o fermento em 1 xicara de farinha, adicionar o açúcar. Misture a água, o leite, a manteiga derretida e ovo na batedeira, adicione a farinha / fermento / açúcar misture bem (cerca de 3 minutos). Adicione a baunilha, o sal ea farinha restante. A massa deve ser bastante suave, mas não pegajosa. Cubra a massa e deixe crescer até dobrar. (Utilize o método da estufa úmida para resultados mais rápidos.)
Em uma superfície enfarinhada fortemente, coloque a massa com 1/2 "de espessura e cortar em rosquinhas usando um cortador de rosca mergulhado em farinha. Deixe aumentar as rosquinhas por 15 minutos. Enquanto isso, aqueça o óleo para fritar. O óleo deve ser de cerca de 350 graus, a fim de impedir a saturação da massa.

Frite por cerca de 60 segundos cada lado, virando apenas uma vez. Retire do óleo quente e coloque sobre papel toalha, esfrie por 5-7 minutos antes colocar o glace.

Para fazer o glace: misture a manteiga, o açúcar de confeiteiro, a baunilha, mel e água quente em uma tigela pequena, misturando até ficar homogêneo. Mergulhe os donuts no glace

Fonte: Copycat Recipes

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Frapê de café e ameixa




Frapê de café e ameixa

 Ingredientes
5 pedras de gelo
2 espressos ou 60ml de café bem forte e de boa qualidade
40 ml de creme de leite
2 ameixas secas sem caroço
1 colher de café de essência de baunilha de boa qualidade (ou, melhor ainda, de xarope orgânico de baunilha)

Como fazer
Bater tudo até o gelo triturar completamente e servir num copo alto. Adoçar a gosto com leite condensado, mel, açúcar ou adoçante.

Fonte: Gastrolandia